Historiador, crítico literário, etnógrafo e folclorista russo, Afanássiev (1826-1871) entrou para a história da cultura russa como investigador da mitologia e da cultura espiritual dos eslavos, bem como editor de monumentos literários do folclore russo.Afanássiev editou recensões e artigos de temática histórica, bem como resenhas críticas de literatura contemporânea. A partir de 1850, Afanássiev começou a publicar um grande número de artigos científicos sobre o folclore russo e crenças populares. Na sua base estava a teoria da origem e do desenvolvimento mitológico do folclore.
Historiador, crítico literário, etnógrafo e folclorista russo, Afanássiev (1826-1871) entrou para a história da cultura russa como investigador da mitologia e da cultura espiritual dos eslavos, bem como editor de monumentos literários do folclore russo.
Afanássiev editou recensões e artigos de temática histórica, bem como resenhas críticas de literatura contemporânea. A partir de 1850, Afanássiev começou a publicar um grande número de artigos científicos sobre o folclore russo e crenças populares. Na sua base estava a teoria da origem e do desenvolvimento mitológico do folclore.